Lubrificante industrial: qual sua importância e como escolher o adequado (2024)

Os lubrificantes industriais exercem um papel importantíssimo no trabalho de proteger a integridade e aumentar a vida útil de equipamentos e máquinas. Quando devidamente escolhidos e aplicados, óleos e graxas minimizam os danos causados por altas temperaturas, vibrações, corrosão e atritos.

A operação de uma indústria só é possível por meio de máquinas eequipamentosque, via de regra, ficam em funcionamento por longos períodos.

Levando em consideração a importância que esses itens têm para a produção, medidas devem ser implementadas para prolongar sua vida útil. Entre elas, podemos citar o uso do lubrificante industrial.

Esse composto produzido porempresas especializadas, tem a capacidade de proteger os componentes de maquinários de problemas capazes de danificá-los, como o atrito e o aumento da temperatura

O que é lubrificante industrial?

Lubrificante industrial: qual sua importância e como escolher o adequado (1)

De modo mais simples, podemos descrever o lubrificante industrial como uma espécie de óleo com a capacidade de proteger os componentes de máquinas e equipamentos de fatores prejudiciais à sua durabilidade. Entre esses fatores, podemos citar:

  • altas temperaturas;
  • vibrações;
  • corrosão;
  • atritos.

É válido ressaltar que os lubrificantes industriais são divididos em dois tipos diferentes, um líquido, o qual costumamos nos referir como óleo, e um mais encorpado, semissólido, conhecido comograxa.

Lubrificante industrial líquido

Lubrificante industrial: qual sua importância e como escolher o adequado (2)

Uma vez que a operação de máquinas e equipamentos é fundamental para a produção de uma indústria, é necessário que os óleos, utilizados em sua lubrificação, sejam de qualidade. Afinal, substâncias corrosivas podem prejudicar ainda mais as peças, em vez de preservá-las.

Para garantir esse resultado, os lubrificantes líquidos são submetidos a uma série de testes, para garantir tanto sua eficiência quanto sua qualidade. Os lubrificantes podem ser biodegradáveis ou sintéticos, e cabe ao responsável pelamanutençãoescolher o tipo mais adequado para a lubrificação da máquina em questão.

Lubrificante industrial semissólido (graxa)

Lubrificante industrial: qual sua importância e como escolher o adequado (3)

O lubrificante industrial semissólido pode ser descrito como um óleo, muito semelhante ao lubrificante industrial líquido, que foi combinado a agentes engrossadores e aditivos. Isso com a finalidade de conferir um aspecto mais encorpado, necessário para algumas ações realizadas pela equipe de manutenção.

Assim como ocorre com o lubrificante líquido, o semissólido é submetido a uma bateria de testes, para averiguar sua eficiência e qualidade. Além disso, também pode ser biodegradável ou sintético.

Os lubrificantes líquidos são capazes de fornecer uma proteção maior para os componentes de máquinas e equipamentos, principalmente contra os efeitos de altas temperaturas e da oxidação.

Apesar desse fato, os lubrificantes semissólidos são os únicos capazes de cumprir determinadas funções, por esse motivo, também são amplamente utilizados.

Portanto, cada tipo de lubrificante tem uma função específica e tende a entregar resultados relevantes, desde que usado de forma adequada.

Por que ele é tão importante?

Lubrificante industrial: qual sua importância e como escolher o adequado (4)

Agora que você sabe o que são os lubrificantes industriais, conhece as principais diferenças e objetivos de seus tipos, é hora de compreender de modo mais claro porque sua utilização é tão importante para que fábricas eindustrias desempenhem suas funções de forma produtiva.

Redução de custos

Lubrificante industrial: qual sua importância e como escolher o adequado (5)

Uma vez que a lubrificação industrial, quando feita de forma correta, reduz o estresse, sofrido pelos componentes de máquinas e equipamentos em operação, ela faz com que eles apresentem menos defeitos. Assim, podem ser utilizados por períodos mais longos, sem a necessidade de trocas.

Como o número de troca de peças é reduzido, elas podem ser compradas em menor quantidade. O que reduz não apenas os gastos com a aquisição de insumos, mas também os custos necessários para armazená-los de forma adequada noestoque.

Aumento de produtividade

O aumento da produtividade é outro benefício direto, fornecido pela lubrificação industrial. Ele está diretamente conectado ao fato de que ela permite que as máquinas, em uma indústria, trabalhem por períodos mais longos.

Afinal, a quantidade de itens produzidos costuma aumentar de forma proporcional ao aumento do tempo médio de operação da máquina.

Máquinas mais seguras

Lubrificante industrial: qual sua importância e como escolher o adequado (6)

Equipamentos bem lubrificados, que recebem a atenção necessária daequipe de manutenção, tendem a operar de um modo mais seguro, segundo os padrões estabelecidos por seus fabricantes, o que reduz os riscos de acidentes para seus operadores.

Uma vez que o colaborador nota que sua segurança aumentou, ele se torna capaz de trabalhar de forma mais produtiva, o que apresenta impactos positivos sobre os resultados da indústria.

Aumento de rentabilidade

Por fim, o aumento da produtividade de uma indústria, somado à redução de seus custos com manutenção e aquisição de peças, representa um aumento significativo em sua rentabilidade, de modo que a empresa passa a contar com mais recursos em caixa para novos investimentos e contratações.

Como escolher o lubrificante industrial mais adequado?

A lubrificação industrial está diretamente ligada à eficiência de uma indústria. Feita de modo correto, ela protege oscomponentes e maquinase equipamentos.

No entanto, caso algum erro seja cometido em sua execução, a máquina pode até sofrer avarias, o que significa que essa tarefa deve ser realizada do modo mais cuidadoso possível.

É válido ressaltar que os fabricantes, das máquinas e equipamentos utilizados na indústria, emitem manuais com orientações precisas a respeito do uso e dos métodos mais adequados para que o reparo de avarias, no equipamento em questão, seja feito.

Com base nas orientações contidas no manual, e nos dados de eficiência apurados pelo time de manutenção, a indústria é capaz de elaborar um plano de lubrificação alinhado às suas necessidades.

O que fazer para aumentar a eficiência da lubrificação industrial?

Como podemos observar ao longo do artigo, o uso de um lubrificante, alinhado às demandas da companhia, tem grande impacto sobre as máquinas e componentes industrias. É importante enfatizar, porém, que o processo de lubrificação industrial está atrelado à realização de outras práticas.

Levando esse fato em consideração, separamos algumas informações para que o uso do lubrificante industrial seja ainda mais eficaz!

Verifique a qualidade do lubrificante industrial

Lubrificante industrial: qual sua importância e como escolher o adequado (7)

Sim, escolher um lubrificante de qualidade e que atenda as especificações da máquina em que será implementado, é fundamental. Outro ponto muito importante, que infelizmente costuma ser negligenciado, é a verificação da qualidade do fluído.

Isso se faz necessário porque, assim como ocorre a outros componentes e substâncias, o lubrificante também está sujeito a ação do tempo, e tende a ser impactado negativamente por ela. Além disso, ainda existe a possibilidade de que o fluído seja exposto a fatores externos com o potencial de danificá-lo. O que pode modificar suas características e, em alguns casos, até mesmo levá-lo adanificar peçase componentes de máquinas.

Para evitar esse problema, o time responsável pela manutenção deve monitorar o lubrificante aplicado no maquinário da indústria. Uma vez que o fluido também pode ser contaminado ainda em sua etapa de armazenamento, é importante que os materiais estocados também sejam avaliados regularmente.

Implemente um processo de manutenção eficiente

Lubrificante industrial: qual sua importância e como escolher o adequado (8)

Quando a companhia começa a verificar o lubrificante industrial, já implementado em suas máquinas, é normal que, muitas vezes, constate que o fluido já não está em condições de uso. Nesse momento, obviamente ele deve ser substituído por uma nova aplicação do produto.

A questão é que essa tarefa exige que o colaborador tenha um contato direto tanto com a máquina quanto com o lubrificante, de modo que ele precisa tomar o devido cuidado para não danificar a máquina. Dependendo do tipo da máquina, tal interação também pode colocar ocolaborador em risco. Por essa razão, apenas profissionais qualificados devem desempenhar essa função.

Lubrificante industrial: qual sua importância e como escolher o adequado (2024)
Top Articles
Latest Posts
Article information

Author: Jeremiah Abshire

Last Updated:

Views: 5707

Rating: 4.3 / 5 (74 voted)

Reviews: 81% of readers found this page helpful

Author information

Name: Jeremiah Abshire

Birthday: 1993-09-14

Address: Apt. 425 92748 Jannie Centers, Port Nikitaville, VT 82110

Phone: +8096210939894

Job: Lead Healthcare Manager

Hobby: Watching movies, Watching movies, Knapping, LARPing, Coffee roasting, Lacemaking, Gaming

Introduction: My name is Jeremiah Abshire, I am a outstanding, kind, clever, hilarious, curious, hilarious, outstanding person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.