É uma verdadeira corrida contra o tempo. José Castelo Branco tem estado em contacto permanente com os advogados para preparar a sua defesa no caso de violência doméstica e, apesar de garantir publicamente que "quem não deve não teme" e que nada tem que preparar, a verdade é que tem mostrado afinco na colaboração com os profissionais que o representam no sentido de fazer chegar aos tribunais a sua verdade.
Mas, para além disso, o antigo marchand d'art está a definir estratégias para fazer frente ao plano de Roger Basile, o filho de Betty Grafstein que tudo está a fazer para afastar de vez o socialite português da vida e da herança da mãe. Como é sabido, o empresário norte-americanoquer que o processo de divórcio decorra com a maior celeridade possível, mas até ao momento José Castelo Branco garante ainda não ter sido notificado para esse efeito e, há algumas semanas, numa entrevista à TVI, o advogado Paulo Correia deu a entender que as coisas poderiam já estar em andamento.
Leia também
Mais do que o processo de violência doméstica, que se poderá arrastar durante um tempo significativo na Justiça, o divórcio é visto como a chave para Roger excluir definitivamente José Castelo Branco da vida da mãe e afastá-lo da herança que, em caso de uma separação oficial, o socialite não terá direito a qualquer parte do património da norte-americana. Isto porque a idade de Betty, superior a 65 anos por altura do enlace, excluía automaticamente um regime de comunhão de bens. Além disso, na altura, em 1996, José Castelo Branco teve ainda de assinar uma espécie de acordo pré-nupcial que definia os termos do divórcio, e que foi uma forma encontrada à época para salvaguardar a fortuna da herdeira do império de diamantes.
Para agilizar o processo, Betty Grafstein contratou um novo advogado de forma a dar novo fôlego à separação total. "É a vontade dela. A Betty mudou agora de advogado e quer garantir que isto fica concluído o mais depressa possível. O Zé pode dizer que ainda não foi notificado, não faço ideia se já foi ou não, mas isso não impede o processo de continuar", contou uma fonte à 'Nova Gente'.
Leia também
Tudo isso está a ser feito enquanto Betty, de 95 anos, continua internada numa clínica de reabilitação em Nova Iorque mas com o estado de saúde bastante debilitado. De acordo com o que foi avançado pelo 'Noite das Estrelas', a joalheira está muito debilitada, com Zé Gouveia a usar a expressão "está com os dias contados". Recorde-se queBetty acusou o ainda marido de a empurrar, o que terá provocado uma lesão na anca que a levou a ficar internada na CUF Cascais por quase um mês. A acusação aos profissionais de saúde deu origem a queixa por violência doméstica contra José Castelo Branco. O socialite nega as acusações, afirmando que a lesão deveu-se a três quedas de Betty no mesmo dia em que foi internada.
José Castelo Branco avança com processo de divórcio
Entretanto, e depois de Betty Grafstein manifestar a vontade de se divorciar de José Castelo Branco, com o processo a já ter dado entrada em Portugal, também o antigo marchand d'art pretende o divórcio e "entrou com um processo no estado de Nova Iorque". De acordo com Maya, José Castelo Branco "achou por bem no estado de Nova Iorque, onde o casamento é igualmente reconhecido". Para ZéGouveia, o socialite pretende"que os seus direitos sejam defendidos", uma vez que decorre um processo de violência doméstica em Portugal que automaticamente implica o divórcio.
A carregar o vídeo ...
O socialite Castelo Branco tem mais uma forma de ganhar dinheiro, analisam comentadores do 'Noite das Estrelas'.
Mas esta ação pode ter igualmente um outro objetivo, que é o de atrasar todo o processo e permitir ao marido de Betty ganhar tempo. "O José Castelo Branco, ao pedir o divórcio nos Estados Unidos, não só é ouvido, e é ouvido naquilo que ele considera ser os seus direitos, como também o processo é muito mais longo. E também, ao ser mais longo, também implica que Lady Betty seja ouvida e sejam avaliadas as condições psicológicas", apontou Maya no 'Noite das Estrelas' desta quinta-feira, dia 8.
Socialite prepara-se para virar as costas a Portugal
No entanto, e para além de avançar com um processo de divórcio de Betty Grafstein nos Estados Unidos, José Castelo Branco tem mais uma carta na manga: quer deixar de ser cidadão português. A surpreendente novidade foi avançadapor Zé Gouveia, depois do comentador da 'Noite das Estrelas' ter jantado com Castelo Branco. "Eu vou dizer-vos uma coisa que ouvi da boca do Zé, e o Zé que me perdoe se eu estou a abusar da confiança que ele me dá. O Zé hoje [quinta-feira, 8], em conversa com um advogado à minha frente, pediu a renúncia da cidadania portuguesa. Ele quer deixar de ser cidadão português e quer só ser cidadão dos Estados Unidos", revelou Gouveia.
Saber mais sobre
- Temas
- José Castelo Branco
- Roger Basile
- Betty Grafstein
- plano
- divórcio
Vai gostar de
você vai gostar de...